top of page

CURADORIA DE DADOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

     A curadoria de dados é a organização e integração de dados coletados de diversas fontes de acesso público e da iniciativa privada. Envolve anotação, tratamento, publicação e apresentação dos dados de forma que sua qualidade seja mantida ao longo do tempo e permaneçam disponíveis para reutilização e preservação. A curadoria de dados inclui todos os processos necessários para a criação, manutenção e gerenciamento com princípios e controles, juntamente com a capacidade de agregar valor aos dados e sua reusabilidade. 

 

Questões associadas à Assistência Social

         A gestão local nos municípios possuem diferentes dificuldades técnicas na transformação de dados em informações relevantes para a tomada de decisão e governança. Um dos principais efeitos desse déficit são intervenções dissociadas do conhecimento técnico, um exemplo é o posicionamento de equipamentos públicos distantes do público-alvo. Nesse caso, o georreferenciamento é uma das técnicas capazes de resolver esse problema.
          Um dos principais objetivos da Assistência Social é a mitigação da pobreza intergeracional, processo pelo qual os pais pobres transmitem pobreza e desvantagens para seus filhos. A transmissão intergeracional da pobreza é compreendida como uma consequência da ausência de transferências de investimentos necessários, como por exemplo para educação, saúde e alimentação das pessoas, mas também pela ausência de políticas públicas que afetam o capital humano e social. Especialistas dizem que uma geração tem uma duração entre 15 e 20 anos, contudo a guarda obrigatória de arquivos na Assistência Social é de apenas 5 anos, impossibilitando a realização de estudos longitudinais retrospectivos e a verificação se as intervenções tiveram efeito sobre a pobreza intergeracional.

           A precária gestão de dados na Assistência Social provoca fenômenos totalmente antagônicos como a sobreposição de benefícios e demandas descobertas pelo serviço. O recuo na transparência de dados de Assistência Social nos últimos anos é um dos motivos pelos quais o Instituto ObservaSUAS  desenvolveu seu BIG DATA baseado em diferentes sistemas de acesso público que foram extintos, garantindo sua reusabilidade.

​

Principais bases de dados arquivadas:

  • Consulta Pública Bolsa Família - Caixa Econômica - Base Descontinuada

  • Consulta Pública Bolsa Família - Portal da Transparência - Base Descontinuada

  • Consulta Pública Auxílio Emergencial - Portal da Transparência

  • Consulta Pública BPC - Portal da Transparência

  • RMA

  • Censo SUAS

  • Pactos de Aprimoramento do SUAS - Base Descontinuada

​

Questões associadas à Projetos Sociais

​

     Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A gestão de dados é um processo que deve ocorrer durante todo o ciclo de vida de um projeto, contudo, na área social é comum esse processo não ser executado. Isso pode provocar o descarte irregular de dados após o desfecho do projeto, não garantindo a guarda regulamentar de 5 anos, muito menos a sua reusabilidade. Geralmente, em projetos sociais, não é orçado na etapa de planejamento, o que fazer com os dados do projeto após o seu desfecho. Em equipes mais técnicas, parte dos dados são transfomados em lições aprendidas, entretando os dados mais básicos acabam sendo descartados, pois sua registro, armazenamento e guarda podem gerar custos não previstos para a instituição.

​

O que fazer?

      O ObservaSUAS pode fazer a curadoria de dados do seu projeto social em todo o seu ciclo de vida. Isso pode ser um diferencial na concorrência de um edital ou na captação de recursos. Nós podemos dar suporte no processo de certificação e na utilização do Google Workspace para entidades não-governamentais, facilitando o gerenciamento dos dados. A curadoria após o desfecho do projeto permite o cumprimento da guarda regulamentar e a reusabilidade em outros projetos, conforme os príncipios da Lei Geral de Proteção de Dados, destacando-se o princípio do legítimo interesse.

​

bottom of page